quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bodinho, da Bolívia Querida para o Flamengo

Deixo aqui algumas fotos e um trecho retirado do livro do Sampaio Corrêa sobre Nílton Coelho da Costa, o popular Bodinho, relevado pela Bolívia Querida e que ganhou fama no Flamengo (RJ), Internacional (RS) e na Seleção Brasileira.

"Em 1944 o Sampaio Corrêa formou uma equipe poderosa, com grandes nomes em seu elenco, como Tarrindo, Moisés e Manoelzinho. Porém, chegaria ao vice-campeonato maranhense e não obteve nenhum título nesse ano. Contudo, o clube revelou um grande craque que, em pouco tempo, brilharia pelo Flamengo, Internacional e chegaria à Seleção Brasileira. Nílton Coelho da Costa era pernambucano e popularmente conhecido como Bodinho. O seu apelido, como foi eternizado pela crônica esportiva e pelos torcedores, vinha da força da sua cabeceada. Começou a sua carreira jogando pelo folclórico Íbis de Pernambuco, antes de transferir-se para o Sampaio Corrêa, em 1944, onde foi vice-campeão estadual. Nesse mesmo ano, o Flamengo do Rio de Janeiro esteve excursionando pela capital maranhense. O clube carioca enfrentou e venceu por 3 a 1 o combinado formado por Maranhão Atlético Clube e Sampaio Corrêa, em amistoso realizado na noite do dia 15 de abril no Estádio Santa Isabel. Pela sua grande atuação na partida pelo combinado maranhense, Bodinho chamou a atenção da delegação do Flamengo, segundo consta. Desfalcado para a partida seguinte no Maranhão, contra o Moto Clube de São Luis, a delegação carioca entrou em contato com a diretoria do Sampaio Corrêa, a fim de contar com o jogador para a partida contra os motenses, uma vez que Joaci e Luizinho estavam adoentados e não atuariam pelo rubro-negro carioca. Porém, desistiram em tê-lo somente na partida amistosa: um ano depois, em 1945, por Cr$ 30.000, Bodinho transferiu-se para o Flamengo, onde permaneceu até 1949. No ano seguinte, foi para o Internacional do Rio Grande do Sul, chegando à Seleção Brasileira em 1955, onde nesse mesmo ano conquistou o Campeonato Pan-Americano."




Bodinho no Sampaio Corrêa em 1947. A formação na foto é a seguinte: em pé - Bodinho, Duó, Geovani, Albano, Zé Pequeno e Edésio Leitão (treinador); agachados - Reginaldo, Gegeca, Decadela, Zé Rocha, Baltazar e Serejo.

Formação do Sampaio Corrêa de 1950, com Bodinho. A escalação: em pé - Reginaldo, Ferreirão, Decadela, Zé Rocha, Baltazar e Serejo; agachados - Bodinho, Albano, Mozart, Geovani e Zé Pequeno.

Jogador atuando pelo Sampaio Corrêa em 1950

 Bodinho no Sampaio Corrêa em 1947

  Bodinho no Sampaio Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário