quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fifi, craque do salão para os campos na Bolívia Querida

Matéria de Edivaldo pereira Biguá e Tânia Biguá, página "Onde Anda Você?", do Jornal O Estado do Maranhão.

Rapidez e habilidade com a bola nos pés foram as características que fizeram despontar o garoto Fernando Lima do Nascimento, aquele que todos só conheciam por Fifi. Para chegar a ser um dos grandes jogadores de futebol de salão do Maranhão e um craque na meia direita e ponta direita no futebol de campo, foi apenas questão de tempo, já que paixão pela bola ele sempre teve. Desde os 12 anos de idade Fifi enchia os olhos de quem ia sempre bater uma bola ou dar uma olhada nas peladas da Quinta do Macacão, área onde hoje está instalada a sede administrativa da Caema. Também pudera, ao lado dele jogavam feras como Maranhão, Cauby, Caíto, Joca, Frajola, José Amuar e o seu maior incentivador, o irmão Antônio Carlos. E foi justamente ele, que treinava no MAC, a apresentar Fifi ao técnico Calanzas. Com 14 anos de idade o garoto não causou boa impressão ao professor. “Calanzas queria homens treinando no time e não garotos, por isso nem me deixou mostrar o que eu sabia”, relembra o craque em sua primeira decepção como jogador.Mesmo chateado, ele não desistiu. Aluno do Marista, estava sempre em contato com o grupo da bola. Fez amizade com Djalma Campos e os dois eram chamados constantemente para defender o time do ginasial e do científico. Despontando nos amistosos, logo foram chamados a fazer parte da equipe principal. Aos 16 anos, Fifi recebeu o convite para integrar o juvenil do Sampaio, do finado Barroso. Apesar da excelente campanha, o grupo terminou como vice-campeão, atrás do Moto. No ano seguinte, o Sampaio formava com um timaço com jogadores do quilate de João Bala, Cadinho, Cazoca, Eraldo, Djalma, Marisca, Zé Arnold, Netinho, César Habibe, dentre outros. Fifi amadurecia ao lado de tanto gente boa. Atuando com muita afinidade, os craques arrebataram os títulos de 1964/65/66. Praticamente o time inteiro foi para a equipe principal do tricolor em 1967. Fifi já se tornara um ídolo por causa da sua incrível habilidade na meia e na ponta-direita. Um jogador arisco, cuja principal escola tinha sido o futebol de salão. A busca de espaços onde não havia e a rapidez com que conduzia a bola no ataque, deixando os marcadores para trás, sempre faziam a torcida delirar. Foi nessa época que ele recebeu o convite do empresário Mário Lira para treinar no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Mas o seu pai, Hilton Nascimento, que já o havia proibido de jogar bola por causa dos estudos, não deixou que viajasse. 

Mesmo sendo a bola uma paixão, Fifi mantinha na cabeça a preocupação com seu futuro. Ficou no Sampaio até 1971, mas paralelamente trabalhava no banco do comércio e indústria de Minas Gerais. Como não tinha tempo para treinar, os dirigentes se viam obrigados a emprestá-lo a clubes menores, como São José e Graça Aranha (GAEC). Em 1972 ele já estava fora dos graamdos, sem nunca ter tido o sabor da conquista de um titulo profissional

No Sampaio Corrêa

 Fifi e o Presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota

 Seleção Maranhense de Futsal em 1969. Em pé: Nêgo Luz, Aguiar, Vavá, Prado, Paulo César, Socó e Humberto. Agachados: João Bala, Pinduca, Carlos, Fifi, Djalma Campos e Luis.

Sampaio Corrêa campeão Juvenil de 1964. Em pé: Milton, Pompeu, Roxo, Eraldo, Jovenilo e Cazoca. Agachados: Fifi, João Bala, Parode, Djalma Campos e Cadinho.

3 comentários:

  1. Olá meu caro Hugo. Fiquei muito satisfeito com esta postagem da Seleção Maranhense, principalmente porque aparece Fifi, que tenho o prazer de ser seu genro. Abraços, Stélio Júnior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu pai(Tutinha) jogou com Fifi no Sampaio em 1967,eu tenho uma foto deles dois juntos. Se interessar me passa seu e-mail ou um WhatsApp que te envio a foto, um abraço.

      Excluir
  2. Um dos melhores jogadores de Futsal e Futebol de Campo do Maranhão, Fernando Lima do Nascimento, Fifi um grande amigo, trabalhamos na mesma época no Departamento de Informática da CEMAR, sempre humilde e atencioso com todos. Até hoje nunca houve time de Futsal, com uma escalação igual à de 1969 da Seleção Maranhense de Futsal: Em pé: Nêgo Luz, Aguiar, Vavá, Prado, Paulo César, Socó e Humberto. Agachados: João Bala, Pinduca, Carlos, Fifi, Djalma Campos e Luis.

    ResponderExcluir