quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sampaio Corrêa, Campeão Maranhense de 1980

O Campeonato Maranhense de 1980 apresentava, além das tradicionais equipes, como MAC, Moto, Imperatriz, São José e Boa Vontade, uma novidade: o Ajax, da cidade de Pindaré. A Bolívia Querida, treinada pelo experiente Nelson Gama, foi campeã com a seguinte base: Alexandre, Terezo, Ernesto, Everaldo e Celso; Rosclin, Pablito e Maia. Fernando, Cabecinha e e Bimbinha. O Sampaio realizou 24 jogos, com 13 vitporias, 8 empates e apenas 3 derrotas. A equipe marcou 51 gols e sofreu 13. O Tricolor envolveu-se em um grande escândalo naquele ano, mais um nas "armações" que envolvem o nosos futebol: o atleta Pablito, do Sampaio Corrêa, julgado pelo no dia 27 de novembro de 1981 pelo Tribunal de Justiça Desportiva e suspenso por três jogos. Porém, atuou contra o MAC e Moto no triangular final da competição. Segundo registros da época, o Sampaio não foi avisado nem pelo TJD e tampouco pela FMD, que interpretou o fato de acordo com o interesse do Sampaio Corrêa, afirmando que o clube não havia comparecido à sessão, motivo pelo qual a agremiação não fora comunicada oficialmente antes dos jogos.
Sem a comunicação da Federação ou do TJD, os dirigentes do Sampaio Corrêa lançaram Pablito nas duas partidas finais do triangular. Era uma sexta-feira, o Sampaio foi orientado sutilmente para não ser representado, muito menos o jogador se fazer presente. No dia seguinte, quando ninguém esperava, Pablito apareceu para enfrentar o MAC. Houve protestos, mas oficialmente o Sampaio não havia sido comunicado. O time venceu o Maranhão e Pablito também jogou domingo contra o Moto do treinador Marçal Tolentino Serra e das revelações Raimundinho Lopes e Beatos. A Bolívia empatou e o Tricolor foi campeão de 1980.

TRIANGULAR FINAL:
28 de Novembro de 1980 - Moto 1x1 MAC / 29 de Novembro de 1980 - MAC 0x1 Sampaio Corrêa / 30 de Novembro de 1980 - Moto 1x1 Sampaio Corrêa

 Sampaio Corrêa x Moto Club

 Sampaio Corrêa x Moto Club

Sampaio Corrêa x Moto Club

Sampaio Corrêa x Expressinho

Final: Sampaio Corrêa 1x1 Moto Club

Sampaio Corrêa x MAC

 Sampaio Corrêa 1x0 MAC

 Final: Sampaio Corrêa 1x1 Moto Club

Festa na decisão contra o Moto Club

Festa na decisão contra o Moto Club

5 comentários:

  1. Boa noite Hugo meu nome é jorge henrique eu fiz parte do grupo do Sampaio Correia campeao de 1980.eu era di america fo rio e estava emprestado juntamente com Alexandre goleiro.marcelo.everaldo fjavio nery.eu estavs machucado nao pude jogar mais conseguimos sermos campeoes moro no rio forte abraco

    ResponderExcluir
  2. Então, o texto contém um erro que acho necessário ser reparado, a data do julgamento do Pablito é do ano seguinte, 1981 e o campeonato é de 1980. Sobre o Jorge Henrique, que escreveu o comentário acima eu não lembro, mas lembro de todos os citados por ele. Marcelo era muito jovem, loiro e tinha o biotipo do Neto quando jogava pelo Corinthians. O Goleiro Alexandre era muito bom, o Fontenele o chamava de Alex, Everaldo eraquarto zagueiro, muito técnico e rápido na recuperação e Flavio era volante, muito bom por sinal.O jogo final com o Moto foi 1 x 1 e o gol do Sampaio Corrêa foi de Celso Alonso de falta, um golaço, eu estava lá. Hoje moro em Carapicuíba, São Paulo, região metropolitana zona oeste da capital paulista. Um abraço Jorge Henrique..

    ResponderExcluir
  3. Poderia identificar os jogadores na foto do time posado?

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa, o poster que saiu na Revista PLACAR do elenco todo contém erros na identificação dos jogadores. Será que alguém poderia fazer a identificação correta?

    ResponderExcluir