sábado, 9 de junho de 2012

Fabril Athletic Club

Como tava meio que sem tempo de preparar um post novo, vou colocar aqui uma matéria muito boa mesmo que o jornalista Daniel Amorim, do Jornal AQUI-MA, produziu, dando início a uma série de especiais sobre clubes maranhenses... O primeiro é sobre o Fabril Athletic Club, o popular F.A.C, primeiro clube da história do futebol maranhense...

 Escudo do Fabril Athletic Club, o F.A.C.

A série começa no ano de 1906, quando o futebol chegou ao Maranhão trazido por Joaquim Moreira Alves dos Santos, o Nhozinho Santos. Em 1095, ele estudava em Liverpool, na Inglaterra, quando recebeu a notícia da morte do seu pai, Crispim Alves dos Santos, dono da Companhia Fabril Maranhense, conhecida como Fábrica Santa Isabel. No ano seguinte, Nhozinho Santos teve que voltar a São Luis e trouxe experiências da prática do futebol, além de conhecimentos sobre as regras e acessórios relacionados ao esporte, como bolas, chuteiras, equipagens, apitos, etc. Nessa época existiam muitas empresas estrangeiras, com ingleses em seu plantel. Estes acabaram se juntando a Nhozinho Santos para treinar futebol, em um trecho do terreno ao lado da fábrica, onde hoje se encontram a Igreja Universal do reino de Deus e o CEGEL, no Canto da Fabril. Neste momento surgia o Fabril Athletic Club, ou apenas F.A.C., primeiro clube de futebol do Maranhão, que não se restringia apenas ao esporte, pois tinha um cunho social, já que sua sede recebia bailes, matinês, saraus. Além disso, outros esportes, como o boliche, o cricket e as corridas tinham espaço aberto no clube.


Nhozinho Santos ao lado da equipe do FAC. Ao lado, camisa retrô, modelo do primeiro uniforme do Fabril (acervo pessoal do autor do Blog)
 
Interessante é que o “Grêmio Milionário”, como era conhecido o F.A.C. por ser um clube da elite, era dividido em dois times internos: a equipe Red e a Black, que sustentavam grande rivalidade. Mas na frente, há noticia de outros três times dentro da Fabril, chamado de Blue, White e Green, protagonistas de torneios conhecidos como “Intersócios”, mobilizadores de muita gente no Estádio Santa Isabel (hoje extinto). Apesar de cinco times dentro do clube, com cores diferentes, as oficias eram o vermelho, o preto e o branco. A extinção do “Tricolor Fabrilense” começa a se desenhar em 1914, quando uma grave crise econômica na fabrica acaba afetando o clube, que tem as suas atividades, tanto esportivas como sociais, paralisadas. O FAC ressurge em 1916, agora como o nome de Football Athletic Club, que permaneceu na ativa até 1923, ano que marca o fim de uma frente à equipe do Luso Brasileiro.

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria!!! Tenho interesse na história do futebol do Maranhão e o FAC foi seu primeiro grande expoente. Obrigado pelas informações. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom sua pesquisa. Parabéns!

    ResponderExcluir