quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Valério Monteiro


Hoje deixo aqui um texto interessante que encontrei no Jornal O Esporte, datado de 14 de Novembro de 1948, na sessão “Recordar é Viver”: uma pequena biografia sobre o desportista e dirigente Valério Monteiro, que dá nome à casa do Maranhão Atlético Clube, no Bairro da Cohama (detalhe: mantenho a mesma grafia da época no texto, 1948). Deixo também algumas fotos.

 
Fachada da Sede do MAC, o "Parque Valério Monteiro"

 Fachada da Sede do MAC, o "Parque Valério Monteiro"

Reunião com maqueanos e eu, o único boliviano, rsrs

 Gustavo Tanus, torcedor e atual presidente da Torcida Partido do Bode

 Herbeth Fontenelle com a camisa do Macão

O Elemento que hoje dirige os destinos do Maranhão Atlético Clube, nos primórdios do nosso futebol, foi um bom jogador. Não chegou a alcançar o estrelato porque praticava o esporte apenas por esporte, sem procurar fazer dele meio de subsistência. Contudo, dizem os mais velhos, que ele tinha uma perfeita noção do posto que ocupava, possuía bons predicados técnicos, sabia fazer um “goal” muito bem, e jogava com bastante entusiasmo, sem fazer como fazer do futebol, apenas um meio de comércio.

Valério Monteiro, o “crack” do passado que hoje figura na vitoriosa secção dos velhos, é natural de Alcântara, tendo nascido na legendária terra de “Mãe Calú”, no dia 1º de Abril de 1901, sob o tecno construído por Francisco Mariano Monteiro e sua esposa, d. Marcolina Ribeiro Monteiro.

Aos 6 anos de idade Valério Monteiro veio para esta capital, indo de localizar juntamente com sua família, numa vivenda à Rua Jacinto Maia, defronte do antigo Gazômetro, de onde começou a dar as suas fugidas para as “peladas” da Praia do Cajú. Ali existia, naquela época, uma verdadeira escola de futebol, dento conseguido “diploma” naquela zona, bons atletas, como Cabelo, Clarindo, Lucas (Julio Galas), Beleza e outros. E Valério Monteiro foi um dos elementos preparados na “Universidade Futebolística da Praia do Cajú”. Pouco a pouco o avante Valério foi alcançando prestígio. Fazia misérias ao lado de Cabelo, Clarindo, Julio Galas e outros, chegando mesmo a ser considerado como um dos melhores atacantes do seu tempo. E graças à sua boa qualidade, foi convidado pelo sr. Jacques Vieira, para defender as cores do Spark F. Clube, grêmio da Primeira Usina Elétrica que o Maranhão possuía. Todavia, sua permanência no Spark não foi longa uma vez que o português David Martins Sousa (há pouco falecido), sabendo que Valério era um bom atacante e sendo seu patrão, na casa comercial “Regulador Moderno”, situada à Rua Osvaldo Cruz, não teve dúvida alguma em tirá-lo do Spark e coloca-lo no segundo quadro do Luso Brasileiro. Isto verificou-se justamente no ano em que o conjunto “Lusitano” dispensou vários profissionais e promoveu para o onze principal muitos valores como Tanga, Guilhõn, Clodomir e outros. Valério ingressou no segundo quadro do Luso e chegou a fazer um jogo no conjunto principal, quando sentiu então a maior emoção de sua carreira esportiva. O campo do Sírio estava repleto e um “homem” misterioso que apareceu em S. Luiz foi enterrado no centro do campo, “vivinho da silva”. Em seguida houve o jogo entre o Luso e o Paisandu, do qual Valério tomou parte. Findo o mesmo, foram retirar o homem do buraco, encontrando o mesmo nas condições em que fôra enterrado. Valério sentiu nesse dia dupla emoção: o fato de estar jogando em cima da “sepultura” do “homem” e ter ganho uma prata de 2 mil réis, dada pelo dr. Tarquínio Lopes, após o jogo, para que o mesmo fosse ao cinema...

Houve uma grande pausa. O futebol maranhense ficou longo tempo em abandono. Depois veio a segunda fase e vimos o Valério às voltas com o Sírio, como diretor, jogador do segundo quadro de futebol e “astro” dos quadros de vôlei e basquete. Teve então o veterano atleta mais alguns anos de prática do esporte findou os quais abandonou de uma vezes as canchas Valério ainda aparece em vez no campo do Moto, porém com a jaqueta do quadro de veteranos do M.A.C. para fazer jogos de caráter beneficente. Ele então prova ante o nosso público que tem a “pinta” e que na linha média atua de ponta a ponta sem encontrar similar, apesar de ter sido centro avante, quando era “bamba” na arte de manejar o balão de couro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário