quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Hamilton Sadias, o maior artilheiro da história do Papão do Norte

Hoje saiu uma matéria muito interessante sobre o eterno goleador Hamilton Sadias, o maior artilheiro da história do Moto Club e um do smaiores nomes do futebol maranhense.
 ________________________________________________________________

Um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, que representou o Maranhão por anos, será homenageado na festa de reinauguração do Estádio Castelão. O jogo é do Sampaio, mas mesmo sendo muito identificado com o Moto Club, o craque maranhense vai ser o responsável pelo pontapé inicial no jogo de quarta-feira, contra o Vilhena, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Hamilton Sadias Campos tem 78 anos de idade e é natural do Pará.

Hamilton com a camisa do Sport-PE

 Hamilton Sadias ventindo a camisa do MAC

No Maranhão, jogou no Ferroviário, Moto Club e Maranhão. Foi jogador também no Santa Cruz-PE e iniciou a carreira na Tuna Luso-PA. O ex-jogador é ídolo dos motenses, pois jogou seis anos pelo time. Ao todo, marcou 499 gols, em 14 anos de carreira. Só pelo Moto foram 244 gols.

- Não tenho como negar que o convite foi uma surpresa, porém, a emoção de participar de um momento tão importante para o futebol maranhense é indescritível – disse Hamilton.

Há tempos, o ex-atleta não vai a um estádio de futebol, mas todos os dias vive futebol maranhense, pois trabalha no Departamento Técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF). Dados oficiais comprovam que Hamilton é o 13º artilheiro do futebol brasileiro, mas em contagem extra-oficial, o ídolo teria cerca de mil gols. Em 1957 Hamilton começou sua carreira e meses depois chegou ao Ferroviário-MA. No ano seguinte, casou-se com uma maranhense com quem teve dois filhos e estes geraram 15 netos.

  Hamilton com a camisa do Papão do Norte

 Hamilton com a camisa do Papão do Norte

No CT Pereira dos Santos, o ex-atacante recebeu a homenagem emprestando seu nome ao campo principal, utilizado pelo time profissional. Além da homenagem na reabertura do Castelão, Hamilton já foi convidado para o lançamento do livro sobre a história do Moto Club, do autor Hugo Saraiva. No dia 18 de setembro, na Faculdade São Luís, Hamilton também receberá uma homenagem por ser um dos principais responsáveis pelos momentos de glória do futebol maranhense.
______________________________________________________________________

Link da matéria: http://globoesporte.globo.com/ma/futebol/times/sampaio-correa/noticia/2012/09/hamilton-sera-homenageado-na-festa-de-reabertura-do-estadio-castelao.html

No livro "Memória Rubro-Negra: de Moto Club a Eterno Papão do Norte", há uma biografia completa sobre o artilheiro. Não perca!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário