quarta-feira, 28 de novembro de 2012

César Aboud, um grande Presidente

Deixo aqui um belo texto extraído da revista oficial do Moto Club de 1996


Sem querer melindrar os demais Presidentes do Moto Club de São Luis, César Alexandre Aboud, responsável pela inclusão do time motense na modalidade de futebol, ficou na história rubro-negra pelo seu trabalho e dedicação na tentativa de colocar o Moto entre as grandes associações do desporto maranhense. Com a transferência do Tenente Vitor Marques dos Santos, Diretor Técnico do Moto, para o Rio de Janeiro, simpatizantes do time rubro-negro ficaram preocupados com o projeto traçado, que visava não só o crescimento da associação, mas da própria Federação. Para felicidade da família motense, surge César Aboud, que veio dar um novo impulso ao quadro da fabril e porque não dizer do futebol maranhense.

Foi César Aboud o responsável pelo registro do time na Associação Maranhense de Esportes Atléticos (A.M.E.A), hoje Federação Maranhense de Futebol (FMF), e pela formação de um quadro quase imbatível na década de 40, que lhe rendeu a conquista do título de heptacampeão maranhense de futebol (1944 a 1950) e do titulo de Papão do Norte.

Numa casa alugada da Rua Osvaldo Cruz, número 301, funcionava a sede social do Moto, tudo bem organizado. O salão vermelho, na frente, destinava-se às danças. O salão verde pertencia ao Departamento Feminino. No azul, realizavam-se as sessões da associação e era ocupada pela presidência. No róseo estavam os jogos de bilhar. Na extensa varanda, as mesas de ping-pong, dominó, sete e meio, pooker. Existiam ainda a sala de leitura, sala de jogos, chapeleira privativa para as senhoras, bar e cozinha.

Por mais de quarenta anos, o comando do Moto esteve com a família Aboud e sempre com a interferência direta desse desportista, que marcou sua passagem no time motense com dignidade e competência. A atual diretoria do Moto, no dia 13 de Setembro de 1995, homenageou César Aboud como reconhecimento por tudo que ele fez pelo time rubro-negro. César Abou morrer em 20 de Agosto de 1996. Foi um grande Presidente.
 
 Papão do Norte campeão maranhense em 1947: em pé – desconhecido, Santiago, Carapuça, Rui, Sandoval, Zuza, Waldemar, Walber, Frázio, César Aboud e desconhecido; agachados – Nêgo Luz (massagista), Galêgo, Mosquito, Pepê, Vinicius, desconhecido, desconhecido e Jaime

 César sendo homenageado pelo então Presidente do Moto, José Raimundo Rodrigues, em 1995

 Enterro de César Aboud, em Agosto de 1996

 Casarão onde César Aboud morou, ali no Canto da Fabril, próximo ao Ministério da Fazenda

 César Aboud

 César Aboud e Antônio Frazão, na década de 80

 César como goleiro do Rotary Club, na década de 40

 Arquibancadas do extinto Estádio Santa Izabel, construídas na gestão de César enquanto Presidente do Papão do Norte

 César Aboud quando era Presidente do Moto Club

 César, primeiro em pé, com o Moto tricampeão em 1947

César sendo homenageado pelo então Presidente do Moto, José Raimundo Rodrigues, em 1995, no Nhozinho Santos

Um comentário:

  1. No time campeão de 1947,tem o piauiense pepê que também fez sucesso no ferroviario do ceará.

    ResponderExcluir