segunda-feira, 13 de maio de 2013

Maranhão, o Bode Quadricolor

Texto extraído do site http://modernizandodistintivosdefutebol.blogspot.com.br/

O Maranhão Atlético Clube, de São Luís, é um clube quadricolor que já apresentou diversos uniformes listrados. Desses, a predominância histórica é do azul e vermelho sobre o branco e preto. Na década de 90 ensaiou-se uma "adequação" às proporções da bandeira do Estado: camisa listrada em vermelho, branco e preto, gola, calções e meias azuis. Tenho a interpretação que o clube tem seus símbolos e o Estado tem os dele, embore o primeiro carregue o nome do segundo. Também entendo que o clube é grande e tradicional o suficiente para não ser conhecido como uma "Sampdoria do Nordeste". Portanto, não copiei a bandeira nem o padrão da Samp.

Procurei também criar um padrão "próprio" para o uniforme do clube: o vermelho em proporção três vezes maior que a do branco ou a do preto; vermelho e preto não se encontram. No distintivo, algumas linhas do mapa do Estado, tornadas simétricas.

Espero que os maqueanos fiquem satisfeitos com essa homenagem ao time que tem o Bode como mascote.


Um comentário:

  1. Muito grato por ser citado nesse blog. Desejo muito sucesso aos trabalhos de preservação da memória brasileira, nordestina, maranhense e futebolística.

    ResponderExcluir