sábado, 28 de setembro de 2013

Paulo Figueiredo, goleiro da Bolívia Querida na década de 70

Deixo aqui no Blog algumas fotos que foram enviadas pelo ex-goleiro Paulo Figueiredo, que passou pelo Sampaio Corrêa no início da década de 70. O carioca Paulo Figueiredo teve passagens, além do Sampaio, pelo futebol piauiense e, curiosamente, o atleta foi trazido ao nosso futebol para vestir a camisa do Moto Club. Mal aproveitado, acabou emprestado ao Sampaio, onde foi campeão do Brasileirinho de 1972. Paulo foi reserva em algumas partidas da Bolívia naquela competição e, na fase decisiva, Paulo foi afastado pelo então Presidente Jurandir Santos por conta de um desentendimento do goleiro com o treinador Marçal Tolenitno Serra. A base da Bolívia campeã daquele ano era a seguinte: Jurandir (Paulo Figueiredo); Célio Rodrigues, Neguinho, Nivaldo e Valdecy Lima; Gojoba e Edmilson Leite; Lima, Djalma, Pelezinho e Jaldemir. Seis dias após a conquista do Brasileirinho, no empate com a Campinense da Paraíba (e posterior vitória nos pênaltis), o Sampaio decidiu o título do Estadual contra o Moto Club. Novamente Paulo Figueiredo foi afastado pelo Presidente boliviano, que improvisou o atacante Zezé no gol. O Sampaio empatou a partida em 1 a 1 e conquistou o título maranhense daquele ano. Paulo Figueiredo ainda passou pelo Tiradentes em 1973, onde foi campeão do Torneio Seletivo que daria direito a um clube piauiense a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez naquele ano, e pelo River, em 1977.
















Paulo Figueiredo em 2013

6 comentários:

  1. Goleiro titular em 72 na final contra o Campinense , foi Jurandir . Sampaio venceu com 5 gols de penalti de Neguinho . Eu estava lá .

    ResponderExcluir
  2. Paulo Figueiredo foi campeão piauiense em 1975 com o Tiradentes.
    Por falta de datas(estava próximo do brasileirao) a federação proclamou Tiradentes e river campeoes piauienses de 1975.

    ResponderExcluir
  3. Conheçi Paulo Figueiredo, atuando no Morro Agudo FC, onde era conhecido como Paulo Peseta... um dos grandes goleiros que vi atuar,no futebol Iguacuano.

    ResponderExcluir
  4. O goleiro paulo Figueiredo,se não me engano é carioca.

    ResponderExcluir
  5. Um curioso caso de um goleiro que não batia tiro de metas.

    ResponderExcluir