segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Homenagem aos pilotos do Sampaio Corrêa II (1922)

Os pilotos Walter Hinton (estadunidense) e Pinto Martins (brasileiro) na Câmara Municipal de São Luís em Dezembro de 1922 sendo homenageados pelo Raid (travessia aérea) Nova York - Rio de Janeiro, com escala na capital maranhense. O hidroavião Sampaio Corrêa II pilotado por eles, amerrissou na Praia Grande, na região então conhecida como Praia do Caju (imediações do Casino Maranhense). Era o 1º avião a passar por aqui! Entre os milhares de curiosos que assistiram ao espetáculo, estavam alguns peladeiros do Lira que utilizaram-se do nome do hidroavião pra criar o que viria a ser, meses depois, o Sampaio Corrêa Futebol Club. 

 Pinto Martins e Walter Hinton na Câmara Municipal de São Luis

 Sobre as festividades em São Luis quando da chegada do hidroavião, deixo alguns trechos extraídos do livro "Sampaio Corrêa: uma Paixão dos Maranhenses":

São Luis estava em festa pela chegada do primeiro avião em terras maranhenses: os sinos de todas as igrejas, assim que apareceu o avião, começaram a repicar;na Praça Benedito Leite foi tocada uma salva de 21 tiros. Assim é descrito sobre as primeiras receptividades aos tripulantes do Sampaio Corrêa II, logo após a aeronave atracar: Foi verdadeira surpresa a chegada ontem dos aviadores a esta capital. Dado o primeiro sinal pelo vapor Bahia, o povo em massa corria em demanda ao caes e já sobre a cidade voava a bella aeronave. Às 12 horas o hidroavião ancorava em frente à rampa. Compacta massa popular tomara a grande extensão do cais. O representante do prefeito municipal, Sr. Ricardo Barbosa, fez-lhe então entrega da chave da cidade, proferindo aplaudido discurso. Formou-se numeroso préstito, sendo sempre estrepitosamente aclamado os valorosos azes, até a casa onde iam ser hospedados. À noite realizou-se a grande festa na praça Deodoro, comparecendo milhares de pessoas.

No segundo dia de estadia na capital maranhense, os pilotos reservaram a manhã para visitas: estiveram na residência particular do chefe do Estado, o Exmº Sr. Dr. Raul Machado, visitaram a capitania dos Portos, a repartição dos telégrafos, a Associação Comercial, o Quartel do Corpo de Segurança, o Fórum, o Quartel do 24º Batalhão de Caçadores e a Biblioteca Municipal. Visitaram também as redações dos principais jornais da época na cidade, como A Pacotilha, o Diário de S. Luis, O Jornal e o Diário Official. O nosso festejado patrício Pinto Martins, em seu nome e no do seu colega Walter Hinton, agradeceu a todas as saudações que lhe foram feitas pelos representantes dos jornais. Na noite do dia 16, as Lojas Maçônicas de São Luis prestaram uma homenagem ao piloto cearense, em sessão especial, que recebeu um distintivo de Grau 33 da Renascença Maranhense. À tarde foi oferecido aos aviadores e à imprensa local um almoço, no palacete onde ficaram hospedados Pinto Martins e W. Hinton

Nenhum comentário:

Postar um comentário