segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Palestra "Futebol Maranhense: conhecendo o passado e criando um novo futuro" - 21 de Outubro de 2013

Hoje, 21 de Outubro, realizei uma palestra durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão). O tema foi "Futebol Maranhense: conhecendo o passado e criando um novo futuro". Além do resgate histórico sobre a origem do nosso futebol e uma passagem pelos três maiores clubes do nosso Estado, a palestra objetivava a compreensão, dentro de uma perspectiva histórica, a importância do futebol dentro da nossa sociedade como um aspecto cultural da vida do maranhense, buscando despertar nos novos torcedores a atenção/paixão para com os nosso clubes. Deixo o meu agradecimento pelo convite.

Desde que o jovem Nhozinho Santos trouxe o futebol ao Maranhão, em 1905, os times locais já viveram momentos de glória, mas também de muitas dificuldades. A euforia vista no último sábado (19), no jogo do Sampaio Corrêa contra o Macaé/RJ, lembrou os tempos áureos do futebol maranhense, que pode ser resgatado se os jovens passarem a ter orgulho dos times da própria terra, assim como cultuam os de fora. A opinião é do especialista em Educação Física Escolar, Hugo José Saraiva Ribeiro, que ministrou a palestra de abertura da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Maracanã, nesta segunda (21).

Autor dos livros "Sampaio Corrêa, uma Paixão dos Maranhenses" e "Memória Rubro-Negra: de Moto Club a Eterno Papão do Norte", Hugo foi convidado a abrir a programação do evento, que neste ano traz como tema central “Ciência, Saúde e Esporte”. A palestra teve como base as pesquisas do professor sobre a história do futebol no estado, que iniciou após o retorno de Nhozinho Santos da Inglaterra, onde esteve para adquirir mais conhecimento acerca da indústria têxtil, negócio dos seus pais. “Junto com a tecnologia têxtil da época, Nhozinho trouxe também o futebol e seus aparatos: apitos, bola etc. Mas o futebol, nessa época, era elitizado. As classes mais baixas não tinham acesso. Ele, inclusive, era contra a popularização, pois o futebol seria um esporte para cavalheiros. Houve resistência para a chegada do futebol aos pobres”, destacou o palestrante. Em uma reunião de família, no ano de 1905, Nhozinho Santos propôs a fundação do Fabril Atlétic Club (F.A.C), primeiro clube de futebol do Maranhão. Para as partidas, foi construído um campo nos fundos da Fábrica Têxtil Santa Izabel, onde hoje está a Igreja Universal do Reino de Deus e o Colégio Governador Edson Lobão (Cegel). Com tudo pronto, em 1907, ocorreu a primeira partida de futebol em São Luís.

A popularização do esporte, entretanto, só acontece com Gentil Silva. Ele criou o Onze Maranhense Futebol Clube, que funcionava em um campo sem cercas e muros, com acesso a qualquer pessoa. “A maioria dos clubes que surgiram nesse período era restrita às elites. A mudança veio com o Sampaio Corrêa que surgiu no meio do povão”, frisou Hugo.  

Os três maiores

Prof. Hugo Palestra de AberturaHugo contou, ainda, a origem dos três maiores clubes do Maranhão: Sampaio Corrêa, Maranhão Atlético Clube (MAC) e Moto Clube. O Sampaio Corrêa ganhou o mesmo nome do primeiro avião a voar dos Estados Unidos ao Brasil, em 1922. O presidente do Aeroclube, José Mathoso Sampaio Corrêa, foi o grande incentivador e patrocinador dessa empreitada aérea. A aeronave pioneira, que teve São Luís como rota, recebeu seu nome, com o qual foi batizado o time nascido no bairro São Pantaleão. Já o Maranhão Atlético Clube teve origem como um clube da elite, depois da ruptura de um grupo dissidente da Associação Syrio Brasileiro. Uns sócios que não concordavam com o uso de estrangeirismo para denominar o clube fundaram o novo time, incluindo o nome do estado em sua denominação. O Moto Clube, por sua vez, nasceu dentro do primeiro clube de ciclismo e motociclismo do Maranhão. O time de futebol era um dos esportes praticados no clube. Foi César Aboud o responsável pela profissionalização do clube, que entre as décadas de 30 e 60 viveu seus tempos mais áureos.

Atualmente, os times maranhenses, em geral, passam por grandes dificuldades, que seriam causadas, segundo o Hugo Ribeiro, por cinco fatores: a falta de profissionalismo, o descrédito junto à classe empresarial, corrupção dos dirigentes da Confederação Maranhense de Futebol, pela a falta de planejamento e pela falta de patrocínio. Ele levantou esses fatores a partir de entrevistas com jornalistas e esportistas ligados ao futebol maranhense. “Precisamos reverter isso, para que os times do estado possam captar novos torcedores”, ressaltou Hugo Ribeiro, criador do blog Futebol Maranhense Antigo.

Link: http://www.ifma.edu.br/index.php/departamentos/6278-historia-do-futebol-e-destaque-na-abertura-da-semana-de-educacao-ciencia-e-tecnologia-do-maracana


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário