sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tem zebra no Maracanã: Flamengo empata em casa com o Papão

Trecho extraído do livro "Memória Rubro-Negra: de Moto Club a Eterno Papão do Norte":


FLAMENGO (RJ) 1X1 MOTO CLUB

“O Moto Club foi responsável por uma das maiores zebras da Loteria Esportiva, no empate de 1 a 1 frente ao poderoso Flamengo, dentro do Maracanã pela Taça Ouro, resultado que tirou muita gente da corrida pelos milhões da semana”. Esse era o titulo da capa de um dos maiores jornais em circulação de São Luis na década de 1980 (e acredito que ainda o é). A chamada mostrou, sem exageros, o que foi um heróico Moto Club dentro de um Maracanã em vermelho e preto. O empate com gosto de vitória fez com que o time motorizado, por alguns instantes, se sentisse em casa, em um mar de rubro-negros nas arquibancadas. Mais apropriado, impossível. O representante maranhense armou um esquema perfeito e quase saiu do Rio de Janeiro com uma vitória com uma perfeita atuação do ponteiro direito Newton, ponta direita que jogava com a camisa 7 e que se consagrou definitivamente dentro do futebol maranhense. Era ele a grande sensação desse time do Moto.

A Taça Ouro de 1983, atual Brasileirão, contou com a participação de 28 clubes, sendo os 16 primeiros colocados da edição do ano anterior, oito fundadores (para garantir os clubes grandes, como Corinthians, Flamengo, etc.), o campeão e o vice da Taça de Prata em 1982 e mais dois clubes por convite de acordo com a conveniência da CBF. E o Moto Club estava entre os 28 que compunham a disputa. Para a competição, o clube maranhense inscreveu os seguintes jogadores, entre atletas importados de outros Estados e os chamados “pratas da casa”: Moacir, Ganga, Cabrera, Irineu, Paulino, Moacir, Pernambucano, Luis Carlos, Tião, Zé Carlos, Lutércio, Raimundinho, Pirila, Gilmar, Zé Roberto, Gil Lima, Norinho, Santos e Alberto. O rubro-negro ainda tentou a contratação do atacante Rui Rei, que entrou para a história do futebol na final entre Ponte Preta e Corinthians, no Morumbi, em Outubro de 1977, quando Corinthians saiu da fila após 22 anos sem títulos. Rui foi acusado de se vender pela Ponte Preta, por ter provocado a sua expulsão de campo, com apenas cinco minutos de jogo, para facilitar as coisas para o Corinthians, que por coincidência o contratou um mês depois. Sem a concretização da vinda do atleta, no seu lugar o Moto Club contratou por empréstimo junto ao Sampaio Corrêa o lendário centroavante Cabecinha.
Apesar do forte elenco, um dos jogadores inscritos, contudo, fez história no rubro-negro, ao marcar o gol de uma das maiores zebras já registradas até então na história do velho Maracanã: o ponteiro direito Newton, craque do futebol maranhense e que chegou a ser titular absoluto em todas as seleções formadas ao final da temporada. Considerado a maior revelação do futebol maranhense nos últimos anos, o jovem Newton chegou ao Papão em 1982, comprado junto ao Expressinho do bairro da Cohab, em uma transação até hoje não explicada às claras, envolvendo o ex-presidente do quadro cohabense, Hilton Rocha, na época acusado de ter facilitado a transação pela sua condição de motense. O atleta despontou como a grande esperança rubro-negra para as disputas da Taça Ouro de 1983. Baixinho, veloz e de drible fácil, Newton não batia perfeitamente na bola, mas tinha boa presença de área. Após dois anos no Expressinho, quem o levou ao Moto Club foi o Dr. Cassas de Lima. 

Formação do Moto que jogou no Maracanã


Naquele ano, o Flamengo foi o campeão Brasileiro e o Moto Clube apena o lanterna em sua chave. Antes da inesquecível zebra no Maracanã, o Moto vinha de uma campanha muito ruim, digna de um mero figurante na competição: Moto Club 1x1 Paysandu, em São Luis, e Santos 3x1 Moto Club, fora de casa. Após o heróico empate no Maracanã, o Papão seguiu com a sua pífia campanha: além de derrotas frente aos paraenses do Paysandu (2x1) e até dos amazonenses do Nacional (1x0), o rubro-negro maranhense havia sofrido uma goleada em pleno Castelão para o próprio Flamengo por 5x1. Na ocasião dessa goleada frente ao time carioca, um jornalista perguntou ao técnico do Papão se o jogador Zico teria uma marcação especial. O treinador do rubro-negro respondeu que não, pois Zico era um jogador como qualquer outro. A goleada por si só respondeu tal leviandade do técnico motense... Contudo, ainda arrumou tempo para empatar em São Luis com o Santos, em 1x1, dia 06 de Março. Ou seja: foi a zebra pra cima dos grandes, mas conseguiu se complicar diante dos pequenos. Coisas do futebol...

Sobre a partida frente ao Clube de Regatas Flamengo, realizada na tarde do dia 30 de Janeiro de 1983, mais de 23 mil pessoas pagaram para ver mais uma goleada rubro-negra para cima do limitado elenco motense. Nessa competição, o Flamengo tinha “só” Raul, Leandro, Júnior, Andrade e Zico. Com um elenco desses, a repetição o mesmo placar em São Luis (5x1) parecia até pouco. Contudo, quem pagou ingresso para ver Zico em ação, acabou conhecendo o ponteiro Newton, que escreveu o seu nome no hall de zebras que pintaram pelo Maracanã em tempos recentes. Depois que o CSA venceu o Fluminense e a Ferroviária derrotou o Botafogo, hoje foi a vez do Moto Clube equilibrar o jogo contra o Flamengo e sair do Maracanã com um honroso empate de 1 a 1. O torcedor carioca foi surpreendido pelo rubro-negro maranhense e não perdoou a pior exibição do Flamengo nos últimos tempos, vaiando demoradamente a equipe na saída do jogo. O narrador Luis Mendes, da Rádio Nacional-RJ, ainda comentou: “Quero deixar bem claro para o torcedor do Flamengo que o time que está de vermelho e preto é o Moto Club do Maranhão e que está dando um show de bola no time de branco, o Flamengo!” O Moto, além de muito espírito de luta, mostrou o excelente ponta-direita Newton, autor do gol dos motenses aos 35 minutos abrindo o escore, aproveitando-se de uma indecisão dos flamenguistas Raul e Júnior. O Mengão empatou de bola parada, numa perfeita cobrança de falta através de Zico, aos 38 minutos do primeiro tempo.

A heróica formação motense que empatou em pleno Maracanã contra o futuro campeão nacional daquele ano era composta pelos seguintes atletas: Samuel, Cabreira, Sandoval, Guaracy e Tião Baiano; Zé Carlos e Raimundinho; Newton, Paulo Cardoso e Lutércio. Segundo relato2, Newton deu um baile em Júnior, na época lateral-esquerdo do Flamengo e hoje comentarista da Rede Globo. A imprensa carioca deu grande destaque para a atuação do jogador motense, que deu muito trabalho a Júnior. Pela sua grande atuação na partida contra o Flamengo no Maracanã, após o Campeonato Brasileiro desse ano Newton foi vendido ao Soa Paulo de Telê Santana. Porém, acabou sendo pouco aproveitado no time titular e jogou mais pela equipe “B” do São Paulo.

A delegação motense foi recebida com enorme euforia pelos torcedores maranhenses, que nem sequer lembravam-se da fraca campanha rubro-negra na competição. Empatar diante de uma das maiores equipes do mundo, fora de casa, era a maior das vitórias e valia muito mais do que qualquer decepcionante campanha. O goleiro Samuel, apesar dos 14 gols sofridos ao longo da competição, foi um dos principais jogadores do time motense. Newton foi o artilheiro do Papão na competição, com três gols. Mais de 345 milhões de cruzeiros foram arrecadados só nas partidas em São Luis, o que prova que nunca ninguém tinha sido tão apoiado pelo público, apesar da decepcionante campanha.  Na última rodada da Taça Brasil, além de vencer o Santos, o Moto Club torcida por uma vitória do Rio Negro em Belém contra o Paysandu (o jogo acabou em 1x1). Paraenses e amazonenses terminaram, respectivamente, em antepenúltimo e último colocados na chave; o Moto encerrou a sua participação na terceira colocação, o que daria direito de seguir na Taça de Ouro (repescagem). A luta, naquelas alturas, ficou resumida por almejar o quarto o lugar entre motenses e bicolores.


 FICHA DO JOGO

Flamengo (RJ) 1x1 Moto Club
Data:
30 de Janeiro de 1983
Local: Estádio do Maracanã
Gols: Newton e Zico
Cartões Amarelo: Guaraci, Lutércio, Paulo Cardoso e Sarará
Flamengo (RJ): Raul; Figueiredo, Marinho, Leandro e Júnior; Zico, Vítor e Andrade (Júlio César); Robertinho, Baltazar e Edson. Técnico: Carpegiani
Moto Club: Samuel; Sandoval, Guaraci e Tião Baiano; Raimundinho, Zé Carlos, Lutércio e Tião Souza; Newton, Paulo Cardoso (Duarte) e Sarará (Cabrera). Técnico: José Eduardo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário