sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Maranhão 1x0 Itabaiana/SE - Campeonato Nacional 1979

Relato, extraído do Jornal O Estado do Maranhão, sobre a vitória do Maranhão Atlético Clube sobre a Associação Olímpica Itabaiana, de Sergipe, pelo Campeonato Nacional de 1979. Na época, o MAC, atual Campeão Maranhense, configurou em uma chave com as equipes do Uberlândia (MG), Sampaio Corrêa e Moto Club, Central e Náutico (PE), Uberaba (MG), River, Tiradentes e Piauí (PI). 


O Maranhão Atlético Clube recuperou os pontos perdidos no Rio de Janeiro, derrotando o Itabaiana por 1 a 0 na tarde/noite de ontem no Estádio Nhozinho Santos, conseguindo uma vitória muito importante na sua luta pela classificação.

O time atleticano não se apresentou bem no primeiro tempo, face o nervosismo que tomou de conta dos seus jogadores e ainda pelo fato de Juarez (o seu principal jogador) ter levado uma forte pancada na cabeça logo no começo da partida, sendo forçado a sair várias vezes para ser atendido pelo médico Ezon Ferraz, o que prejudicou sua atuação. O time do Itabaiana no primeiro tempo, com o problema de Juarez, colocou também dois ou três jogadores em cima de Osni para evitar as penetrações do veloz ponteiro maqueano. Na etapa final, o Macão voltou com Carlinho em lugar de Juarez, que teve que ir para o hospital, e imprimiu maior ritmo ao seu atacante, obrigando o Itabaiana a recuperar para se defender em seu próprio campo. Com a subida de produção do campeão maranhense, apenas Alcino continuou lento demais, o que determinou a sua substituição aos 15 minutos, entrando em seu lugar o goiano Tica.

O Bodão teve muitas oportunidades antes de chegar à marcação do seu gol, mas a afobação dos seus atacantes não deixou que as jogadas fossem concluídas com perfeição. O gol atleticano foi marcado aos 19 minutos, através do centroavante Tica, depois de uma cobrança de escanteio feita por Antônio Carlos, com participação ainda de Osni. Como já era de se esperar, com a desvantagem no marcador, o time do Itabaiana abandonou o sistema defensivo e partiu para o ataque, mas os zagueiros atleticanos mais uma vez conseguiram abafar a reação adversária, com outra boa atuação de todo o sistema defensivo. O Maranhão ainda foi quem teve outra grande oportunidade para ampliar o escore, na marca de 35 minutos, com Carlinhos, sozinho, cara a cara com o goleiro Marcelo, chutando por cima do travessão, quando a torcida já levantava para comemorar o gol, que acabou não acontecendo.

 Depois do jogo, oração para agradecer pela vitória

 Naldo, do MAC, entre dois adversários

 Tica, autor do gol maqueano

AUDIO - MARANHÃO 1X0 ITABAIANA


 FICHA DO JOGO

Maranhão 1x0 Itabaiana (SE)
Data:
15 de Novembro de 1979
Local: Estádio Nhozinho Santos
Juiz: Jair Pereira Guimarães (PB)
Gols: Tica aos 16 minutos do segundo tempo
Público: 12.594 pagantes
Renda: Cr$ 505.090,00
Maranhão: Marcelino, Mendes, Tataco, Jorge Santos e Antonio Carlos; Emerson, Juarez (Carlinhos) e Naldo; Osni, Alcino (Tica) e Dejaro. Técnico: Aníbal Saraiva
Itabaiana (SE): Marcelo, Silvio, Airton, Ademir e Valdir; Gustinho, Nilson (Geraldo) e Milson; Ricardo (Dequinha), Damião e Eduardo. Técnico: Juan Celi

Nenhum comentário:

Postar um comentário