domingo, 12 de janeiro de 2014

Centro de Memória do Sampaio Corrêa

A torcida do Sampaio vai ganhar um Dentro de Memória dedicado à grande paixão tricolor. O memorial ainda não tem nome definido, mas funcionará no Centro de Treinamento Dr. José Carlos Macieira, no bairro do Turu. Há poucos meses para a sua inauguração, a direção sampaína cuida dos últimos detalhes, como o resgate de objetos importantes na história do clube que é o maior vencedor do Maranhão. O espaço vai combinar diversas mídias para contar como o Sampaio Corrêa transformou o futebol maranhense no decorrer dos anos com títulos e muita dedicação. 

 Luis Fernando Cadilhe Brandão e objetos históricos do Sampaio Corrêa

Segundo o Diretor de Patrimônio do clube, Luis Fernando Cadilhe Brandão, idealizador deste projeto, o Centro de Memória irá contar a história das grandes conquistas do Sampaio, desde a sua fundação através de fotos, posters, recortes de jornais, vídeos, etc. O espaço será construído onde funciona o hotel concentração, a academia de musculação, o departamento médico e o restaurante do clube. O memorial, que conta com uma estrutura física com mais de 40 metros quadrados, já está com toda a estrutura de alvenaria e iluminação pronta, faltando apenas alguns detalhes para a obra ser finalizada. Um ponto bastante importante citado pelo dirigente é que o ambiente será totalmente climatizado. De acordo com Luis Fernando, as paredes do memorial são decoradas com dezenas de quadros com pôsteres de times campeões e que marcaram a história do clube, além de objetos como faixas, flâmulas, bolas de jogos inesquecíveis e camisas do Sampaio em conquistas como a do Campeonato Brasileiro das séries B, C e D. 


Cadilhe vem trabalhando na obra do memorial desde 2009. Nos últimos quatro anos, o dirigente tem feito pesquisas, armazenado reportagens sobre conquistas do Tricolor, recolhido material para montar um grande acervo. Ele já conseguiu reunir vários troféus ganhos pelo Sampaio Corrêa, que estavam perdidos nas casas de ex-diretores. Esses troféus foram conquistados nas muitas competições que o Sampaio participou de forma vitoriosa.

No material recuperado, há algumas relíquias, como antigos uniformes utlizados pelo time do Sampaio ao longo dos seus 90 anos de existência, taças, ingressos de jogos de torneios memoráveis, bolas, publicações e depoimentos de pessoas importantes que viveram e fizeram a história do clube mais popular do Maranhão. "O importante é que o Sampaio está ganhando um espaço no qual parte de sua história é contada com ilustrações e depoimentos de pessoas que ajudaram nas conquistas bolivianas", ressaltou Cadilhe, responsável pela pesquisa e resgate de todo o material a ser exibido no memorial.  


Além dos quadros com fotos de times campeões, troféus e apenas cinco camisas que já estavam expostas, o Memorial do Sampaio Corrêa recebeu, na última quarta-feira, mais peças do grande acervo que foi resgatado nos últimos anos. O memorial recebeu mais 23 camisas que o clube usou nas últimas décadas, uma flâmula e uma faixa de Campeão Maranhense de 1980 e outra faixa de Campeão Maranhense de 1984.

Algumas camisas são especiais, como as dos títulos brasileiro de 1972 e 1997 e Copa Norte de 1998. Tem, também, as camisas dos títulos de campeão maranhense de 1980, 1984, 1992, 2002, 2003 e as últimas do tri-campeonato ( 2010, 2011 e 2012 ), além das camisas usadas nas conquistas da Taça Cidade de São Luís em 2007 e 2009. Até amanhã o Memorial receberá mais material, como a luva do goleiro Rodrigo Ramos que foi usada por ele na final da Copa União 2011, a chuteira usada pelo jogador Júnior Chicão na Copa União 2011 onde ele foi o artilheiro e algumas bolas (autografadas) de jogos históricos e decisivos em que o Sampaio se sagrou campeão, tais como:
A bola da final do Brasileiro da Série B em 1972 em que o Sampaio foi Campeão contra o Campinense/PB;
A bola da final do Campeonato Maranhense de 1978 em que o Sampaio foi Campeão contra o Moto Club;
A bola da partida final do Campeonato Maranhense de 2010 em que o Sampaio foi Campeão derrotando o IAPE;
A bola da partida final do Campeonato Maranhense de 2011 em que o Sampaio sagrou-se Bi-Campeão goleando por 5x0 o Moto Club;A bola da 1ª partida da final da Copa União 2011, em que o Sampaio foi Campeão e goleou impiedosamente o MAC por 7x1;
 A bola da final do Campeonato Maranhense 2012, em que o Sampaio sagrou-se Tri-Campeão vencendo o MAC por 2x1.

O diretor Luis Fernando Cadilhe conta com o apoio da grande torcida boliviana para aumentar o acervo do Memorial, "Acredito que o torcedor do Sampaio, vendo que o Memorial está ficando pronto e com muitas coisas interessantes sendo expostas, vai contribuir com alguma peça importante para aumentarmos ainda mais o nosso acervo" destacou. "Acho muito importante que os clubes tenham um espaço para mostrar a sua história. Por isso pesquisei e visitei grandes clubes do país para buscar ideias e começar a desenvolver este projeto  do centro de memória do Sampaio. Infelizmente o clube não tinha registros históricos das conquistas obtidas, mas agora terá tudo isso muito bem organizado", esclareceu Luis Fernando Cadilhe.

FOTOS






















Nenhum comentário:

Postar um comentário