quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sampaio Corrêa 12x0 São José - Abertura do Campeonato Maranhense de 1980


O Sampaio aplicou uma goleada histórica ontem em cima do São José pelo elástico marcador de 12 tentos a 0, na peleja principal da rodada de abertura do Campeonato Maranhense de 1980, aproveitando que o time alvi-azul se apresentou com apenas 8 jogadores dentro de campo durante os 90 minutos por falta de registro junto à FMD. A despeito de ter encontrado tamanha dificuldade, os bolivianos fizeram uma partida séria, procurando aproveitar ao máximo as oportunidades, principalmente no segundo tempo, quando o treinador Storino pediu que fossem feitos o máximo de gols possíveis.

Se com 11 jogadores do São José Jamais poderia ter sido páreo para o Sampaio, com 8 então a coisa ficou superfacilitada e os gols foram saindo naturalmente. No primeiro tempo o marcador acusava ao final a vitória parcial dos tricolores por 3 a 0, dando logo a impressão de que no período complementar, à medida que os jogadores do São José fossem cansando de tanto se defenderem, os bolivianos iriam encontrar muito mais facilidade na busca da goleada.

O escore de 12 a 0 para o Sampaio foi nos últimos tempos a maior goleada do futebol maranhense, coisa rara pelo fato dos nossos clubes, mesmo quando o jogo se apresentava fácil, procurar esnobar categoria sem se preocupar em marcar tentos.

CABECINHA BATE RECORDE – O centroavante Cabecinha, que nos últimos 10 anos é detentor de recorde da marcação de tentos em uma só partida, ultrapassou a sua própria marca. O seu recorde anterior era de 5 gols num jogo contra o Vitória do Mar e ontem ele marcou 7 dos 12 gols assinalados pela Bolívia.

Os 12 gols feitos pelo Sampaio foram como que para compensar aos torcedores que pagaram muito caro para ver o futebol e acabaram se deparando com uma tremenda falta de organização do São José, que foi para campo com apenas 8 jogadores para um jogo de tamanha importância como o de ontem, valendo pelo campeonato oficial da FMD. No primeiro tempo o Sampaio terminou ganhando de 3 a 0, marcando Cabecinha 1 a 0 aos 7 minutos, Marcelo 2 a 0 aos 17 e novamente Cabecinha 3 a 0 aos 40 minutos. Na etapa complementar, o Mais Querido encarou com mais seriedade e não deu chance aos adversário de chegar nem mesmo na sua linha intermediária, sendo que dessa maneira os gols foram saindo de forma natural: aos 9 minutos  Cabecinha marcou 4 a 0, outra vez Cabecinha aos 11 fez 5 a 0, novamente Cabecinha aos 18 faturou 6 a 0; Vander aos 27 aumentou para 7 a 0; Cabecinha de novo ampliou para 8 a 0 aos 31 minutos; Ugo marcou 9 a 0 aos 36, de novo Ugo fez 10 a 0 aos 40 minutos; Cabecinha aumentou para 11 a 0 aos 41 e Terezo fechou a goleada fazendo 12 a 0 aos 45 minutos.

Naquele ano o Sampaio Corrêa foi o grande campeão e o São José apenas o 8º colocado. O título boliviano veio com uma excelente campanha: em 24 jogos, o time venceu 13 partidas e perdeu apenas 3, assinalando 51 gols e sofrendo apenas 15.

 Lance do primeiro gol de Cabecinha

Terceiro gol de Cabecinha

FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 12x0 São José
Data:
10 de Agosto de 1980
Local: Estádio Municipal Nhozinho Santos
Renda: Cr$ 101.140,00
Público: 1.299 pagantes
Juiz: Francisco Sousa
Bandeirinhas: Ivanilson Expósito e Macário da Cosa
Gols: Cabecinha (7), Ugo (2), Marcelo, Vander e Terezo
Sampaio Corrêa: Alexandre; Terezo, Cabrera, Jaime e Celso Alonso; Rosclin (Fernando), Riba e Marcelo (Vander); Ugo, Cabecinha e Glênio
São José: Bibio; Grilo, Isaías, Valter e Macau; Alencar, Ariosto e Piolho

Nenhum comentário:

Postar um comentário