sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sampaio Corrêa 1x1 Ceará - Amistoso de entrega de faixas (1981)



O Sampaio Corrêa promoveu na tarde do dia 21 de Abril de 1981, aproveitando o feriado nacional, a sua festa de entrega de faixas alusivas à conquista do Campeonato Maranhense de 1980, jogando amistosamente contra o Ceará Sporting, campeão alencarino. Os Tricolores exigiram a presença da sua grande torcida como um sinal de reconhecimento pelo trabalho executado pela direção do clube para a conquista de mais um título máximo do nosso futebol.

A vinda do Ceará foi decidida pela presidência do Sampaio Corrêa para a festa do dia 21 de Abril, quase que a pedido dos torcedores, principalmente aqueles que integram a grande colônia cearense radicada em São Luís. A programação elaborada pela direção do Mais Querido maranhense começou às 15 horas, com o jogo preliminar envolvendo os times do Ceará e Fortaleza, formados exclusivamente pelos torcedores dessas duas tradicionais equipes da Terra de Iracema que residem em nossa capital. Depois, o jogo principal entre bolivianos e cearenses.

Dos jogadores que formavam o atual elenco do Sampaio, bem poucos eram remanescentes do time que conquistou o título de 1980. A maioria havia trocado de clube e até mesmo o treinador não era o mesmo. O técnico que levou o time ao título foi o já falecido Nelson Gama, à época defendendo o Tocantins, de Imperatriz.

Dos antigos integrantes do time de 1980, permaneceram na Bolívia apenas o zagueiro Cabrera, os meias Pablito e Rosclin e os atacantes Cabecinha e Bimbinha, além dos juvenis Ivanildo e Vander titulares da equipe em 1981. Os demais já não permaneciam no Tricolor. Riba, falecido recentemente, foi homenageado antes da partida.

O JOGO – O Sampaio Corrêa empatou pelo placar de 1 a 1 com o Ceará no Municipal, depois de estar vencendo parcialmente no primeiro tempo por 1 a 0. O quadro boliviano apresentou um primeiro período muito bom e com merecimento chegou ao gol de abertura do placar aos 13 minutos por intermédio de Ricardo, na cobrança de uma falta. No lance que originou a falta, Bimbinha foi lançado nas costas do lateral e ia penetrar na área quando foi atropelado pelo grandalhão Lula. Na cobrança da infração, Geraldo José passou pela bola e Ricardo colocou na última gaveta, sem possibilidade de defesa para Lulinha.

Com a vantagem de 1 a 0, o Sampaio se resguardou um pouco na defesa, ficando agredindo o Ceará nos contra-ataques, sempre começando por Bimbinha, que reapareceu com muita vontade. No período final, o Ceará mexeu na formação, colocando Jorge Luís na ponta-direita em lugar de Getúlio e Lúcio Santarém no comando de posto de Marciano. As alterações surtiram efeito porque Jorge Luis procurou cair sempre pelo meio e passou a tomar a iniciativa de marcação das jogadas. O time do Sampaio cansou e cedeu terreno.

Dominando no meio campo, o Ceará tomou as rédeas da peleja e atacando forçou o goleiro Nemera a ser uma das principais figuras em campo e praticar grandes defesas. O comandante Lúcio Santarém, de tanto ser lançado, conseguiu o gol de empate aos 27 minutos, aproveitando um cruzamento de Monteiro pelo setor esquerdo. O empate de 1 a 1 acabou sendo um resultado justo para os dois times, dentro de um jogo que apresentou duas fases distintas: a primeira do Sampaio e a segunda do Ceará.


 Gol do Sampaio: Ricardo colocou a bola no ângulo e Lulinha ficou sem ação

FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 1x1 Ceará
Data:
21 de Abril de 1981
Local: Estádio Nhozinho Santos
Juiz: Josenil Sousa
Bandeirinhas:
José Lima Oliveira e Leopoldo Botão
Renda: Cr$  373.950,00
Público: 3.164 torcedores
Gols: Ricardo aos 11 minutos do primeiro tempo; Lúcio Santarém aos 27 minutos do segundo tempo
Sampaio Corrêa: Memera; Ivanildo (Cabrera), Darci Munique, Darci Ceará e Mendes; Rosclin, Geraldo José e Vander (Pablito); Ricardo, Cabecinha e Bimbinha.
Ceará: Lulinha; Waldemir, Marcelo (Hamilton), Lula e Bezerra; Alves, Zé Eduardo e Josué; Getúlio (Jorge Luís); Marciano (Lúcio Santarém) e Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário