sábado, 28 de fevereiro de 2015

ÁUDIO - Entrevista sobre o projeto do Museu do Futebol Maranhense

O Blog Futebol Maranhense Antigo, no post anterior, trouxe a excelente iniciativa do jovem José Henrique Oliveira Teixeira Filho, 23 anos, que, no seu TCC do curso de Arquitetura e Urbanismo, apresentou o trabalho intitulado “Anteprojeto Arquitetônico para um museu da memória do futebol maranhense”. Henrique agora explica, em entrevista à Rádio Mirante AM, programa de esportes do dia 28 de Fevereiro de 2015, sobre o interessante projeto.
ÁUDIO


SOBRE O PROJETO

“Visando a obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, desenvolvemos um anteprojeto para um Museu da Memória do Futebol Maranhense. Tal museu será voltado para a valorização do esporte local, mais especificamente o futebol, trazendo um acervo muito rico sobre a história do futebol no estado e seus principais clubes, além de oferecer atividades culturais e de lazer tanto para os visitantes quanto para os moradores da região do Centro Histórico, buscando também a inclusão social oferecendo espaços adaptados aos portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Essa iniciativa surgiu da necessidade de se levar para o cidadão maranhense informações sobre o seu futebol e sobre a história de seus clubes, tentando assim criar um sentimento maior de pertencimento e valorização para com nosso esporte, tão rico e vitorioso mas que não recebe a devida atenção. Para a elaboração do anteprojeto, escolhemos um terreno ocioso que se encontra no bairro da Praia Grande, entre a Avenida Senador Vitorino Freire, a Rua da Estrela e o Beco da Lapa, estando bem próximo do convento das mercês. Esse local foi escolhido devido a sua proximidade ao eixo cultural da cidade, nas imediações do Centro Histórico, propondo assim um novo uso a um espaço que serve atualmente de depósito de lixo e abrigo para marginais, causando insegurança nas proximidades.

O edifício contará com locais amplos para a exposição dos acervos dos clubes, onde encontraremos informações históricas sobre cada um, galeria com imagens de momentos importantes da história de cada time, espaço para troféus, entre outras coisas relacionadas ao futebol maranhense. Outro ponto importante é a questão da acessibilidade: todo o edifício é adaptado para que pessoas com algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida possam desfrutar do museu com a maior autonomia e independência possível, tornando ainda mais democrática a experiência de visitação.  Ademais, o museu disponibilizará espaços para a realização de eventos do desporto da cidade, sendo dotado de um auditório e salas nas quais serão oferecidos oficinas e minicursos voltados ao esporte e a cultura, podendo servir também de espaço para a realização de workshops em eventos realizados no local, atendendo à comunidade e entrando no circuito cultural de São Luís”

Nenhum comentário:

Postar um comentário