terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Primeira excursão do Maranhão Atlético Clube a outro Estado (1938)

Maranhão que excursionou ao Estado do Piauí em 1946

Trecho extraído do livro "Salve, Salve, meu Bode Gregório: a História do Maranhão Atlético Clube". Alguns trechos estão com a grafia da década de 30, pois foram retirados de fontes de pesquisa datadas dessa época e transcritas da mesma forma no livro:

O ano de 1938 ficou marcado na história do clube atleticano. O Maranhão, fundado havia apenas seis anos, realizaria a sua primeira excursão a outro Estado. Naquela época, era importante proporcionar aos nossos clubes maior experiência fora dos campos ludovicense, o que se configuraria em algo imprescindível para uma agremiação em busca de crescimento em outros centros esportivos. Teresina, uma das praças mais desenvolvidas no futebol na época naquela região, foi escolhida para ser a promotora da primeira excursão do clube fora do Maranhão. Seria a primeira experiência em um Estado que se desenvolveria primeiro no futebol em relação ao nosso e esse fator foi decisivo para um ganho de novas relações entre os dois Estados vizinhos.

Nos primeiros dias do mês de Agosto de 1938, a equipe atleticana iniciou a sua preparação para uma série de partidas contra os principais clubes da capital piauiense. E a diretoria confiou ao goleiro Raimundo Rocha, o Dico, os treinamentos do elenco atleticano que seguiria dali a alguns dias para a cidade de Teresina (Dico, aliás, havia sido recentemente convocado para comandar a Seleção Maranhense que tomaria parte no Campeonato Brasileiro de Seleções daquele ano). E a delegação atleticana seguiu de navio até o Piauí com a seguinte equipe base para a sua primeira excursão: Newton; Severino e Zé Orelha; Mozabá, Clarindo e Jaime; Oito, Ary, Cotia, Leônidas e Bibi. O desportista e Presidente do Automóvel Sport Club, Saladino Cruz, afixou na Praça João Lisboa dois placares, dando os resultados dos jogos interestaduais que aconteciam naquele final de semana, no Pará, entre as equipes do ‘Sport Club Bahia’ e a ‘Tuna Commercial’, e no Pialhy, entre o ‘Maranhão Athletic’ e o ‘Flamengo’.

Apesar de ser anunciada a estreia atleticana diante do atual campeão piauiense, o Flamengo, o Maranhão iniciou a sua temporada pelo Estado do Piauí diante do Artístico Futebol Clube, uma das grandes forças à época em Teresina e campeã piauiense até então em cinco oportunidades (1918, 1920, 1923, 1928 e 1933). Em jogo realizado no dia 28 de Agosto, a victoria veio depois de ter sido o resultado do primeiro tempo favorável aos ‘players’ piauhyenses por 1 x 0. Ainda bem. Os ‘goals’ dos maranhenses foram conquistados por Bibi, 2, e Cotia, 1.

O jogo seguinte, no confronto entre os campeões dos seus Estados, aconteceu no dia 01 de Setembro, diante do Flamengo. E novamente Saladino Cruz anunciaria em praça pública o resultado da partida. No jogo, o Governador piauiense compareceu a campo para prestigiar o encontro entre teresinenses e maranhenses. O comércio da cidade encerrou expediente ao meio-dia, segundo solicitação da Associação Comercial do Piauí, tendo o Interventor Leônidas Melo tornado facultativo o ponto nas repartições públicas. Antes da partida, houve troca de homenagens ente as delegações de Flamengo e Maranhão. Os jogadores atleticanos ofereceram um buquê de flores aos atletas piauienses. O mesmo foi ofertado ao MAC, desta vez pela Presidente do Flamengo. No jogo, após o rubro-negro piauiense abrir o marcador, o time maqueano empatou e, no segundo tempo, Cotia e Driblador garantiram a segunda vitória maranhense em Teresina, pelo placar de 3 a 2.

O terceiro e penúltimo compromisso em Teresina viria diante do Botafogo, fundado em 1932 e que configurava-se como o atual Pentacampeão Piauiense (1934 a 1938) pela Liga de Esportes Terrestres – naquela época o futebol de lá dividia-se entre a LPST (Liga Piauhyense de Sports Terrestres) e a LSP (Liga Sportiva Piauhyense), esta última configurando-se como a atual Federação Piauiense de Futebol. O jogo, realizado no dia 04 de Setembro, terminou empatado em 1 a 1. A partida foi encerrada dez minutos antes do tempo regulamentar, em virtude do mau tempo. O time atleticano findaria a sua excursão ao Piauí no jogo revanche diante do Flamengo, dali a três dias. E o atual campeão maranhense caiu diante do rubro-negro da capital piauiense: 3 a 1 para o Flamengo, encerrando, assim, a primeira excursão atleticana a outro Estado, com um saldo positivo. 


Um comentário:

  1. Gostaria de saber se os jornais da época publicaram as fichas técnicas desses jogos.

    ResponderExcluir