quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sampaio Corrêa 0x0 Maranhão - Campeonato Maranhense 1974


Sampaio Corrêa e Maranhão fizeram o seu primeiro confronto pelo Campeonato Maranhense de 1974 – o segundo jogo de ambas as equipes na competição naquele ano. O MAC havia estreado com vitória frente ao São José pelo placar de 2 a 1 e o Sampaio Corrêa, na partida principal, havia goleado o Vitória do Mar por 3 a 0. O jogo entre bolivianos e maqueanos foi realizado na noite do dia 09 de Outubro de 1974, no Estádio Municipal Nhozinho Santos. Apesar das duas fortes equipes, o Estadual daquele ano ficou com o Moto Club, que apresentava uma boa equipe, vencendo na decisão o próprio Maranhão – a base do Papão do Norte naquele ano, treinado por Marçal Tolentino Serra, era formada por Claudinei; Ivan, Neguinho, Sérgio e Antônio Carlos; Gojoba, Soares e Santana; Lima, Paraíba e Coelho.

Sobre o jogo entre Sampaio Corrêa e Maranhão, deixo fotos e texto extraído da publicação do jornal O Estado do Maranhão, de 10 de Outubro de 1974, além da súmula da partida.

Numa partida de regular movimentação técnica em que os dois goleiros foram bastante empenhados, Sampaio e Maranhão empataram sem abertura de contagem ontem à noite pelo Campeonato Maranhense. O Maranhão apresentou quatro novos jogadores que reforçam a equipe e todos tiveram boa atuação, destacando-se principalmente o lateral-esquerdo Germano e o goleiro Veludo. José Luis e Gonçalves demostraram pouca condição física. Com esses reforços, o Maranhão se apresentou bem, mostrando um futebol de bom nível técnico e que será capaz de levar o clube a uma excelente campanha este ano.

As duas equipes começaram jogando um futebol cauteloso, muito preso ao meio-campo, ambas usando a mesma tática, mantendo apenas um homem avançado. Por isso as oportunidades de gol foram poucas no primeiro tempo. O Maranhão teve duas chances de bola parada com Jorge Luiz, batendo de fora e Adilson chutando de efeito para defesa do goleiro Ney. A partida perdeu o equilíbrio depois dos 30 minutos quando o time atleticano mostrava sinais de cansaço e o Sampaio terminou o primeiro tempo pressionando e quase marca aos 41 minutos, quando numa bola bem trabalhada por Djalma, o goleiro Veludo bateu de murro e no rebote Itamar chutou para fora, com perigo.

No segundo tempo, surpreendentemente o Maranhão voltou melhor, recuperando energias ao tempo em que o Sampaio perdia a segurança do meio-campo com a queda de produção de Djalma, que foi substituído aos 15 minutos pro Zequinha, que fez a estreia jogando na ponta e passando Lucas para o posto de Djalma, sem nenhum resultado. O MAC cresceu e passou a dominar, assediando a meta boliviana, perdendo no mínimo duas oportunidades de marcar com Riba e Gonçalves. O Sampaio só reequilibrou a partida no final, perdendo também uma boa chance aos 44 minutos, quando Itamar chutou forte no canto direito, mas o goleiro Veludo defendeu firme pouco depois de, numa saída complicada, ter deixado Benasi em condições de marcar, mas voltou a tempo de fazer a defesa no chute final do lateral boliviano. Na preliminar, pelo campeonato de juvenis, o Sampaio venceu por 2 a 0, com gols de Biguá e Armandinho.





FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 0x0 Maranhão
Local:
Estádio Nhozinho Santos
Juiz: Ronald Monassa
Bandeirinhas: Lercílio Estrela e Wilson de Moraes Wamlume
Renda: não divulgada
Público: 5.576 pagantes
Sampaio Corrêa: Ney; Benazzi, Paulo Espanha, Arizinho e Guilherme; Nazareno, Djalma (Zequinha) e Edmilson Leite; Lucas, Fernando Carlos (Adelino) e Itamar. Técnico: Raulino Medeiros
Maranhão: Veludo; Luisinho, Jorge Luís, Zé Luís e Germano; Tataco; Gonçalves e Adilson; Liminha (Neco), Riba e Dario. Técnico: Ivan Navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário