sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sampaio Corrêa 0x0 Moto Club - Campeonato Maranhense 1974


A derrota do Sampaio para o Moto por 1x0 no jogo-exibição que as duas equipes fizeram em seu último encontro só serviu para ativar mias o otimismo dos motenses e aumentar a satisfação da torcida rubro-negra, empolgada com a campanha da sua equipe e especialmente a larga vantagem os números contra o seu mais tradicional adversário. A torcida motenses teve pano para as mangas e desprendeu uma tremenda gozação sobre os bolivianos, que na última partida contra o rubro-negro, ouviram comentários do tipo “puxa, parece até um treino de brincadeira”. Para os sampaínos, que há mais de dois anos vinham engolindo seco, a resposta vinha sempre com aquela esperança: “Vamos esperar a quarta-feira, que é pra valer”. O jogo treino, realizado na tarde do dia 26 de Outubro, no Santa Izabel, terminou com a vitória do Moto (gol de Luiz Augusto) com apenas 20 minutos de futebol, que fora suficientes para se notar que os dois times, mesmo num treino, não esqueceram a rivalidade e encararam tudo com muita seriedade.

Dentro deste clima de rivalidade, expectativa e esperança da torcida boliviana, os dois quadros se encontraram novamente no domingo, 30 de Outubro, pelo primeiro Turno do Campeonato Maranhense de 1974. O Moto, na ocasião, como líder, distanciado de Sampaio, MAC e Ferroviário, que eram os vice-líderes, por três pontos e com a vantagem de ter ainda a seu favor uma invencibilidade de dois anos e 17 jogos sobre o seu adversário, 14 empates e três vitórias. No campeonato de 74, o Sampaio também estava invicto e, em caso de vitória diante do Moto, passaria a depender do resultado do Moto contra o Ferroviário, na rodada seguinte. Caso o Moto vencesse os bolivianos e os ferrins, ficaria ainda mais distanciado dos demais participantes e o campeonato correria o risco de perder a motivação

Os dois turnos eram em pontos corridos, mas o importante era chegar na frente como campeão ao final dos dois turnos para ter o direito de ser o finalista com a vantagem de 1 ponto para o caso de uma série decisiva contra o vencedor do terceiro turno. Praticamente não havia risco de nenhuma das grandes equipes de ficar fora do turno fina, pois São José e Vitória do Mar deveriam mesmo sobrar, já que estavam na lanterna, somando sete e oito pontos, respectivamente.

A liderança do campeonato, a superioridade mantida havia vários jogos sobre o Sampaio, o apoio da torcida e até a atualização dos vencimentos tranquilizaram o Moto para o jogo. Nem a ausência de Santana chegou a quebrara a tranquilidade e otimismo dos rubro-negros. Com o adiamento do jogo, a direção técnica passou a apostar no reaparecimento de Gojoba e por isso o time somente foi escalado perto da partida, ficando a palavra final do Dr. Cassas de Lima para a definição do time, principalmente no setor de meio de campo. A vaga de Santana estava entre França e Gojoba, sendo que, em caso de entrada de um dos dois, a posição de ponta-de-lança seria ocupada por Peixinho, ficando Gojoba ou Franca na cabeça-de-área, que vinha sendo defendida por Soares nos últimos jogos.

O Sampaio Corrêa, por sua vez, defendia um número curioso: mantinha-se invicto havia 15 jogos, incluindo o empate com o Moto no último Estadual, mas tendo apenas um triunfo até então no atual campeonato de 74 (3x0 sobre o Vitória do Mar). O time boliviano partia para o seu último compromisso no returno, diante do Moto, de quem não conseguia vencer há 17 jogo. Estreando o novo técnico, Vicente Trajano, os bolivianos, os bolivianos mais do que nunca estavam empenhados em quebrar o tabu e salvar o campeonato, que dependia de uma vitória boliviana. Uma derrota complicaria muito a campanha do Mias Querido, que tinha três pontos negativos contra nenhum do seu adversário. José Medeiros, que foi substituído, deixou o time invicto e melhorando de jogo para jogo. A estreia de Trajano ficou, portanto, correndo muitos riscos, justamente contra o adversário mais difícil.

 Moto e Sampaio em jogo antes do empate que manteve o tabu do rubro-negro

 Moto e Sampaio em jogo antes do empate que manteve o tabu do rubro-negro

Sampaio Corrêa 0x0 Moto Club – novamente as duas equipes ficaram no empate sem gols. Bem que o Sampaio criou oportunidades e mereceu marcar, mas por duas vezes a trave salvou o gol de Édson, que acabou se constituindo na melhor figura do Moto, que foi um time muito abaixo do que normalmente podia produzir. O Moto não teve uma chance de marcar e esteve muito preso ao sistema de defesa pela falta de quem coordenasse o jogo no meio de campo.

O Moto tomou a iniciativa do ataque na saída do jogo, mas aos poucos o Sampaio se encontrou melhor e superou o adversário para ainda no primeiro tempo perder as melhores oportunidades de movimentar o placar. O Moto foi quem chutou a primeira bola realmente perigosa para o gol, num arremate violento de Soares de longa distância, obrigando o goleiro Ney a difícil intervenção. Logo depois, numa bola cruzada por Benasi contra a área rubro-negra, Sérgio cabeceou contra a as meta e a bola bateu no poste superior do gol do goleiro batido. Aos 40 minutos, nova bola na trave do Moto, chutada por Fernando depois de uma boa trama no ataque boliviano e novamente com Édson novamente batido.

No segundo tempo o Moto esteve ainda pio. Paraíba e Zé João continuaram jogando mal, enquanto Lima também não aparecia bem no jogo. A bola estava sempre com o Sampaio e com isso ficou sobrecarregado o trabalho da retaguarda rubro-negra, que não tinha tempo de respirar. O Sampaio pressionou até o último instante, cabendo a Itamar criar as situações mais perigosas, chutando nada menos de três bolas violentas que Edson defendeu com segurança, garantindo o empate que foi um grande resultado para o Moto, ainda líder do campeonato. Quando o técnico do Moto tentou consertar o meio de campo com Peixinho, este sentiu uma fisgada na coxa quando fazia o aquecimento e Nestor acabou entrando para o lugar de Soares, sem nenhum resultado. 









FICHA DO JOGO

Sampaio Corrêa 0x0 Moto Club
Data:
31 de Outubro de 1974
Local: Estádio Nhozinho Santos
Juiz: Lercílio Estrela
Bandeirinhas: Ronald Monassa e Wilson de Moraes Wanlume
Renda: Cr$ 72.587,00
Público: 13.961 pagantes
Sampaio Corrêa: Nei; Pedro Soares, Paulo Espanha, Arizinho e Benazzi; Nazareno, Djalma Campos (Adelino) e Edmilson Leite; Lucas (Zequinha), Fernando Carlos (Lucas) e Itamar. Técnico: Vicente Trajano
Moto Club: Edson; Ivan, Neguinho, Sérgio e Antonio Carlos; França, Soares (Nestor) e Paraíba; Lima, Zé João e Coelho. Técnico: Marçal Tolentino Serra

3 comentários:

  1. O atacante PARAIBA que jogou em vários times cearenses,teve uma passagem pelo Tiradentes em 1972 onde foi campeão piauiense.Era reserva de MIMI ex botafogo carioca.

    ResponderExcluir
  2. Edmilson leite outro piauiense,inclusive campeão com o Tiradentes em 1972.Era irmão do saudoso NONATO LEITE(Já faleçido)
    NONATO LEITE é considerado em todos os tempos um dos jogadores mais clássicos do futebol piauiense.Chegou jogar 02 partidas pelo Corinthians de Rivelino em 1968.

    ResponderExcluir
  3. Esse Zequinha é o meu pai, encantado com essa postagem

    ResponderExcluir