sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Federação Maranhense de Futebol: 100 anos de fundação


 

No começo da década de 1910, com o futebol maranhense em plena expansão e ganhando maior destaque em jornais diversos da nossa cidade, apenas jogos esporádicos ou partidas beneficentes já não significavam muito para o nosso público, que clamava pela criação de uma liga (a exemplo de outras praças esportivas, como Pará, Ceará e Bahia) e  a consequente realização de um campeonato oficial, com a participação dos novos clubes que surgiam em significativo número em nossa cidade (vale ressaltar que o futebol nasceu em São Luís por intermédio do industrial Nhozinho Santos e foi popularizado logo em seguida, sobretudo pela figura do amazonense Gentil Silva, diretor da Secretaria da Academia Maranhense de Letras).

Com o crescente interesse pelo futebol e o grande número de agremiações, era chegada a hora do futebol maranhense se organizar, a exemplo de outras praças desportivas no Norte e Nordeste. Os próprios clubes existentes em São Luis se uniram e formalizaram a Liga Maranhense de Sports (LMS), a 11 de Janeiro de 1918, filiando-se a ela o Guarany, o Onze Maranhense, o Fênix, Servo Dourado, Colombo, Anilense, Camboense, Paisandú Maranhense, Spartano, Nacional, Luso Brasileiro e União. A LMS nasceu sob a presidência do Tenente Arthur Rego Mireles e com o sempre versátil Nhozinho Santos na vice-presidência, numa época em que o futebol maranhense era estritamente amador. Inclusive foi o próprio Nhozinho que cedeu provisoriamente o prédio da sede do Fabril Athetic Club para as primeiras reuniões  movimentações da liga, até que a mesma pudesse se transferir para um local próprio.

Em 1918 foi disputado o primeiro Campeonato Maranhense de futebol, comandado pela Liga Maranhense de Futebol. No ano seguinte já foi possível observar certo profissionalismo em nosso futebol, a partir da rivalidade do recém criado Luso Brasileiro e o Fabril Athletic Club. Nesse mesmo ano, em 25 de Agosto, os diversos clubes entraram em acordo, unindo as diretorias das duas ligas, a de Esportes e a de Futebol, criando a Liga Maranhense de Desprotos (LMD).

A entidade foi fundada para oficialização dos nossos desportos por uma plêiade de cronistas da época, dentre o quais Hermínio Belo, Paroara e Vital Freitas. A liga, que conseguiu filiação na CBD, teve a sua diretoria empossada somente um ano depois, a 22 de Janeiro de 1919, em solenidade realizada no anfiteatro da sede social do Luso Brasileiro pelo senhor Ofir Loiola, Presidente do Paysandu Sport Clube de Belém, que na época visitava São Luís para uma série de jogos contra o Luso e o FAC. Nesse mesmo ano foi disputado o primeiro Campeonato Maranhense, com a participação do Anilense, Brasil Sport Club,Fênix, São Cristóvão, Luso Brasileiro e Vasco da Gama. Os jogos eram disputados do campo da Rua do Passeio, tendo o Luso conquistado o primeiro título da competição.

Em 27 de Novembro de 1920 a Liga Maranhense de Sports conseguiu filiar-se à Confederação Brasileira de Desportos. Sete anos mais tarde, em 25 de Junho de 1927, foi extinta a Liga Maranhense de Sports e o Jornalista Antônio Lopes criou a Associação Maranhense de Esportes Atléticos (AMEA) - em algumas publicações da época, a AMEA é retratada como Liga de Esportes Athleticos (LEA). Em Julho de 1941 a AMEA passou, por força de lei (decreto número 3.199 do Conselho Nacional de Desportos), que regulamentou o esporte no país, a denominar-se FMD (Federação Maranhense de Desportos), tendo o Dr. Flávio Bezerra como o seu primeiro presidente. Sobre a FMD, um dos presidentes de maior prestígio foi o José Ribamar Franco, que tomou posse junto à entidade em 1976. O Jornal 'O Estado do Maranhão', de 13 de Janeiro daquele ano, noticiou sobre a posse de Franco ao cargo máximo na Federação Maranhense de Desportos:

"Em solenidade simples marcada para às 20 horas de hoje, 10 de Janeiro de 1976, na sede da Federação Maranhense tomarão posse os novos dirigentes da FMD, eleitos recentemente por grande maioria na Assembleia Geral da entidade. O Dr. Olímpio Guimarães dará posse ao Dr. José Ribamar Franco e ao Dr. Celso Coutinho, eleito para vice-presidência, além dos membros do Conselho Fiscal, Raimundo Aroso de Matos Pereira e Wichard Caldas. Após o ato de posse, será servido um coquetel da sede da federação e mais tarde haverá uma recepção oferecida pelo Ferroviário, na sede do clube, à Rua Osvaldo Cruz. Até ontem o novo Presidente não havia escolhido o Diretor de Futebol, o que deverá fazer somente na próxima semana, depois de reunir os dirigentes de clubes para ouvi-los sobre a escolha da pessoa mais credenciada para desempenhar a função. Todos os diretores da federação apresentaram renúncia ontem, colocando os cargos à disposição, mas sabe-se que serão mantidos Mauro Campo na Assessoria de Imprensa, José Anastácio no Departamento de Finanças, além de todos os funcionários.

O Sr. Manoel Raimundo do Amaral será nomeado para o cargo de Diretor de Esportes Terrestres, José de Ribamar Santos para o Departamento Amador, Salomão Rocha para a Divisão de Árbitros e João Carlos Dutra para Diretor de Administração. O Diretor de Futebol de Salão, órgão que este ano merecerá total atenção da FMD, está ainda entre o jornalista Jafé Nunes e o bancário Guido Aguiar Pereira.

Amanhã o Dr. Ribamar Franco viaja para o Rio, onde participará da eleição do Almirante Heleno Nunes e terça-feira acompanhará a delegação de dirigentes que vai a Brasília para entrevista com o Ministro da Previdência Social reivindicar a anistia para os débitos dos clubes com o INPS. Deverá retornar até quarta-feira, quando então reunirá os clubes para tratar da elaboração do calendário. Ontem o Dr. Franco confirmou que o Campeonato Estadual só começará em fins de Março e que deseja continuar com as participações de Bacabal, Imperatriz e possivelmente Codó."

Somente em Dezembro de 1994 a FMD passou a mudar a sua razão para Federação Maranhense de Futebol (FMD). 

banner da FMD alusivo aos 100 anos da entidade

Vídeo da FMD alusivo aos 100 anos da entidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário